quinta-feira, 11 de abril de 2013

Angústia de mãe...


Renato Russo já cantava aos sete ventos: Que país é esse?
Que país é esse que deixarei ao meu filho? Muito me preocupa... Devemos confiar na proteção divina, na justiça divina, porque se ficarmos a mercê do julgamento dos homens, estão todos equivocados.
Bem, antes de me tornar mãe, eu já sentia as dores dos outros como se fossem minhas, Talvez por uma sensibilidade, talvez a astrologia explique, sou peixes com lua em câncer e tem muita água no meu mapa.. Ou por uma questão de espiritualidade, meu corpo é aberto e consigo absorver a energia do próximo, como se fosse uma esponja. Mas olha... Não precisa ser tão próximo assim...
Hum.. então por conta dessa personalidade, costumava não assistir noticiários de jornais, pois me sentia realmente mal com tudo que eu lia ou via, mas agora calhou que além da maternidade, fico mais tempo em casa e também sinto uma necessidade enorme de me informar e comunicar, sempre estou antenada em algo, portanto não tem como não saber das ultimas noticias.
O que pega agora é: A segurança do meu filho... e também claro, da minha família, a minha, tudo em torno do meu filho. Ele precisa estar bem, eu preciso estar bem pra cuidar dele, assim como os avós, o pai e até minhas amigas. É um laço sabe? E aquilo ou aquele que possa fazer mal ao meu filho quero longe, mesmo que isso custe cortar alguns relacionamentos.
Mais do que nunca, ESTOU CHOCADA com as noticias que vejo nos jornais. Daí dizem, mas os programas são sensacionalistas, mas a imprensa é isso ou aquilo. Gente me desculpa, mas muita coisa foi resolvida porque a imprensa pegou no pé, e também porque agora as pessoas se manifestam na internet. Porém acho que falta um pouco da gente se unir e ir as ruas contra leis absurdas. Tipo o que vemos ultimamente.
As leis do Brasil são arcaicas, e são essas leis que mataram a Daniela que estava grávida, mas graças a Deus conseguiram salvar a filha, são essas leis que mataram o Vitor, e outros brasileiros.
Não entra na minha cabeça, que : no caso da Daniela, ela estava ansiosa pela chegada de um bebê e todos os seus sonhos acabaram por falta de compaixão de um individuo sem luz. Ou que no caso do Vitor Hugo, um jovem que estudava na Cásper Libero, estagiava na Rede TV, apenas 19 anos(mas ele podia ter 119 e isso não seria aceitável) que seus pais fizeram de tudo pra dar um excelente futuro pra ele e de repente tudo se acaba por causa de um individuo amparado por leis ridículas?
Eu sou pedagoga, acho o Estatuto da Criança e do Adolescente maravilhoso, mas como ressalvas. Sim, devem ter leis que amparem nossas crianças e adolescentes que também muitas das vezes são vitimas dessas pessoas, masssssssssssssssss acredito que a partir do momento que  um adolescente ou criança faça algo errado, o mesmo deva ser julgado como adulto SIM! Porque essas coisas acontecem porque eles sabem que a lei vai dar amparo!
E os direitos humanos, será que eles cuidam dessas famílias? Será que o governo vai disponibilizar uma ajuda pelo menos psicológica para esses pais... Porque são todas as pessoas ao redor de luto.
E como mãe, me vejo no momento em que o Davi vai querer sair, vai pra escola e eu não vou conseguir dormir. E que me restará dobrar meus joelhos e pedir ao Pai que proteja e livre meu filho de todo mal...
A paz para todos.
Que Deus conforte essas famílias...


terça-feira, 9 de abril de 2013

Parto normal ou cesárea?


Muito se tem discutido a respeito de inúmeras cesarianas que são realizadas no Brasil. Ontem mesmo, o tema “parto” foi abordado no programa da Fátima Bernardes e muitas mulheres diziam que tinham medo do parto normal por conta da dor e outras diziam que preferiam o parto normal por medo do pós operatório da cesariana.
Sabemos que o parto é algo natural da mulher, na época da minha vó, da sua vó, as índias, todas tinham mais que seis filhos e todas tiveram partos normais. Claro que o índice de morte de prematuros eram maior... Mas algumas mulheres tinham o acompanhamento de “parteiras”.
Eu acredito que o alto índice de cesarianas no Brasil é decorrente que os partos normais NÃO SÃO humanizados como deveriam ser. Ou seja, você fica lá tomando dois litros de soro com ocitocina, sem comer, sem beber, jogada num quarto escuro, sozinha, sem acompanhamento, com uma enfermeira que vira pra você e diz: “na hora de fazer não gritou” “não adianta você gritar, vai doer mesmo”,  fazem mil exames de toques.. enfim uma infinidade de procedimentos desnecessários e a frieza dos funcionários dá impressão que você não está parindo um ser humano, transformando o momento mais bonito da mulher, do qual ela está totalmente fragilizada, no momento mais traumático... Infelizmente. Daí depois de todo esse chá de canseira, quando um médico após a troca de plantão vira pra você e diz: quer cesária? Você dá graças a Deus e aceita, o que foi meu caso. Ainda mais quando viram pra você e falam que tem alguma coisa de errado no exame de coração do bebê... Eu me desesperei e optei pela cesária por medo de ficar mais tempo ali e comprometer o meu bebê.
Sou a favor do parto normal, mas do PARTO HUMANIZADO, não do parto que a mulher sofre milhares de intervenções desnecessárias, sofrendo uma violência obstétrica.. Sou a favor da presença de uma doula, além do acompanhante, a doula ali tranqüilizando e acompanhando o parto, tornando o momento mais tranqüilizante, com músicas, conversas, massagens, banhos...enfim.
Tomei conhecimento de um curso na USP chamado “Obstetricia” do qual forma profissionais que acompanharão a mulher no parto, tive muita vontade de fazer esse curso, pena que é integral, mas ao pesquisar algumas coisas sobre o curso, vi que o conselho de enfermagem queria acabar com o curso, depois não queria regulamentar a profissão.. e agora para o curso ser regulamentado ele terá mais matérias voltadas pra enfermagem. Mas um obstetriz não é um enfermeiro! Nada contra os profissionais de enfermagem, mas alguns enfermeiros tratam a questão do parto como algo corriqueiro, então nada melhor do que um profissional com sua formação totalmente voltada ao parto, a mulher e o bebê!
Minha cesária foi tranqüila.. Depois de quatro horas, já levantava, carreguei meu bebê, tomei banho, não senti tonturas e nem dor.. minha cicatriz foi tranqüila. Minha colega de quarto teve parto normal e também teve pontos.. Se eu tivesse outro filho, não gostaria de passar por todo o procedimento que passei, pra mim todas essas intervenções fazem parte de um parto “anormal” por isso que muitas mulheres optam por cesárias, e até mesmo cesárias agendadas.
O momento do parto é um momento lindo, sublime e divino. Todas as mulheres tem a possibilidade de parir. Mas ter um parto normal ou cesária não te faz mais ou menos mãe, como já vi muitas mulheres brigarem na internet dizendo que porque teve parto normal é mais mãe do que a que fez cesariana e etc...
Existem casos sim, que a cesariana é o melhor método para a mãe e para o bebê. Quando eu nasci, foi uma cesariana que me salvou..
Porém acredito que se os partos fossem mais humanizados, com profissionais mais humanizados, teríamos mais partos normais. O crescimento das cesarianas é justamente porque as mães não querem passar por todas essas intervenções e esse crescimento de cirurgias, não apenas no parto, se dá porque o Brasil também é um dos países que mais se fazem cirurgias inclusive estéticas.
Vamos lutar e se unir para que essa covardia de violência obstétrica não continue..
Eu sofri isso. Não desejo a ninguém. Acho que se eu ficar grávida de novo, vou MORRER de medo da hora do parto, de tão traumatizante que foi o meu. GRAÇAS A DEUS, eu e meu filho estamos bem e com saúde.

A paz


quinta-feira, 28 de março de 2013

Voltei!


Oi!
Eu mereço um puxão de orelha. Eu sei! Prometi que iria voltar sempre, até coloquei mês por mês o que acontecia com meu pequeno príncipe, só que perdi completamente a vontade de voltar a escrever e parei no terceiro mês!
De lá pra cá aconteceram tantas coisas... O Davi já deita e rola, se vira sozinho, já caiu da cama, já me matou de susto. Agora ele entrou na fase da curiosidade, tudo ele coloca na boca, tudo ele coloca a mãozinha.. Ou seja, dedinho na tomada, puxa cortina, coloca os bibelôs da vovó abaixo e me deixa de cabelo em pé!
(Tipo agora acabei de ter um pequeno enfarte...)
Ah.. o Davi já pronuncia algumas silabas.. já dia MAMAMA.. Até me chama: Ô MAMA.. e também já fala bobó, que é vovó, de tanto que a minha mãe fica na cabeça dele, ele aprendeu a falar bobó!
O Davi já come papinha, frutas, suco. Mas ainda mama no peito. Pois é, tive uma crise de stress e meu leite secou, fui dar NAN pra ele como qualquer mãe normal faz, conversei com a pediatra antes e talz.. Fiz a mamadeira dele e simplesmente meia hora após dar o leite, o Davi ficou todo empipocado, vermelho, as orelhinhas inchadas, a língua inchada e cansado.. Levamos ao médico e ele ficou em observação. Esta fazendo alguns exames pra ver se ele tem alergia lactose, o que me preocupa, porque é duro ter que cortar alguns alimentos da criança, ainda mais leite, a maioria das coisas vai leite, imagino ele numa festa infantil e não poder comer ou beber alguma coisa que seja derivado do leite, é terrível. Espero que ele não tenha isso...
Agora ele está com uma tosse, tenho que fazer inalação três vezes ao dia, e é uma coisa que ele não gosta, ele não fica quieto.. (tipo agora.. RS)
Como mãe, eu cometo alguns erros, gosto de dormir junto com ele, por exemplo... e também ele ganhou um andador, sei que alguns pediatras não recomendam, mas o Davi usa, mas com a minha supervisão ou com alguém por perto...
Amo dividir experiências com outras mães e acredite, aprendi muitas coisas!
Saio muito com o Davi, ultimamente não tenho saído muito, mas já levei ele na missa do Pe. Marcelo, ele já foi apresentado na igreja evangélica também, e no carnaval o levei no bloco bebê RS.. Já viajamos pra longe, pra praia quando ele tinha quatro meses e pra Minas quando ele tinha seis meses.
Como escrevi meu leite secou, mas agora voltou, não como eu tinha antes, mas as vezes meu peito enche e eu fico feliz, por que gosto de amamentar, acho que o leite materno é muito importante pro desenvolvimento do bebê.
O Davi é um menino muito bonzinho, calmo, tranqüilo e esperto. Ultimamente ele tem trocado o dia pela noite. Ele gosta muito de brincar, gosta de ter pessoas perto, gosta que o vovô Chico carregue ele no colo e esse vovô tem filmado cada passo do netinho.
As vezes o Davi estranha, mas é muito raro, ele estranha mais quando ele vai na casa da outra vó dele...
Já escolhi os padrinhos do Davi. O pai do Davi queria que fosse um casal, mas não deu certo e optamos pelo que eu tinha estabelecido no inicio, eu escolhi uma amiga a Aninha, e o Marcelo escolheu um amigo, é o Denis. Escolhi a Aninha pois ela representa minhas amigas e amigos são a família que Deus permitiu escolher, é a opção do coração. Escolhi a Aninha porque ela é católica e conheço a família dela, acho importante para o Davi.

Bom por enquanto é isso de novidades..
Beijos a todos, fiquem em paz!