quarta-feira, 25 de abril de 2012

Desabafo de uma gestante.

Eu com três meses de gestação e minha mãe!


Olá! =)
Bom, pra quem não sabe além de todas as sensações que sentimos durante a gestação (enjôos, desejos, azia, inchaço, dores...) também passamos por um periodo de muita sensibilidade, praticamente como se fosse uma TPM de nove meses.
Já tive uma fase de completa ira, logo depois vem uma calmaria... as vezes bate uma nostalgia, mas tudo com uma grande intensidade e quem me conhece sabe que sou completamente emotiva, então, a situação se agrava um tanto...
Apesar de ter uma gravidez tranqüila, eu não posso reclamar de nada em relação ao Davi... agora chegando aos 6 meses que sinto ele mexer bastante, principalmente a tarde... porém não cheguei a ter muito trabalho em relação a enjoos... bom, tenho apenas alguns mal estares, por causa da minha pressão baixa...e outras coisinhas fisiológicas também RS... Mas enfim, tudo sob controle...
A única coisa que tem mudado em mim é questão de sentimentos... tem dias que me sinto totalmente sensível, outros totalmente uma leoa... e minha visão de mundo mudou muito...
Agora não é mais o que a Tatiane quer, o que a Tatiane deseja... mas o que vai ser bom pro Davi, o que vai ser cabível pra ele, se vai fazer bem a ele, pro bem estar dele... principalmente em questão de proteção... Fico imaginando, como será criar um filho nesse mundo... é só a proteção divina, a benção de Deus e a misericórdia... e me imagino educando um menino... Como escrevi na outra postagem, sempre achei que seria mãe de um menino, quando fiquei grávida, pelo menos a maioria achava que eu estava grávida de uma menina e aquilo de certa forma foi me influenciando... 
Uma coisa é certa, homens são mais fáceis e simples de se lidar... mas claro que sentirei falta daquelas coisinhas fofoletes de meninas... porém por outro lado, não precisarei de me preocupar com isso... rsrs....
Voltando...
Penso como a vida dá um giro de 360 graus quando a gente descobre que vai ser mãe... não é mais o que eu quero, nem as minhas decisões, mas se essas decisões serão boas pro meu filho... eu que estava acostumada a tomar iniciativa sempre sozinha, quase nunca ouvindo conselhos de ninguém...
Posso afirmar também que uma mudança drástica AINDA não aconteceu na minha personalidade. Ainda tenho o costume de guardar mágoas, de agir com impulsividade, a essência da Tatiane não mudou... mas percebo, como estou tendo mais foco e objetivo nas minhas coisas.
Bom, antes de ser mãe, eu sempre quis que alguma amiga minha ficasse grávida, acho que eu tentaria de todas as formas ser mais participativa possível, pois além de ser um momento único, é um momento maravilhoso na vida de uma mulher... e nessas horas, os amigos fazem falta MESMO. Vejo que em cada conversa, cada conselho... pessoalmente ou por internet, minhas forças se renovam quando sinto que estou perto de pessoas que realmente gostam de mim.
Mas o destino as vezes é tão cruel, que distancia as pessoas que amamos, por conta das circunstâncias... e acaba nos aproximando das pessoas que temos que lidar... (dessas daí acho que nunca me livrarei RS...) porém o carinho, a compreensão e a amizade de quem realmente gosta da gente é um balsamo para nossas vidas!
Eu citei que o destino é cruel... mas talvez o distanciamento das pessoas não se dê por conta do destino, mas por causa do sistema capitalista cruel, que faz com que nos aproximemos mais das máquinas do que das pessoas... afinal necessitamos do dinheiro, então temos que trabalhar, estudar... e quase não sobra tempo para ver quem amamos.
Conversei no ano passado com uma amiga que teve um filho lindo e ela me disse exatamente isso, que por causa desse sistema ficamos completamente longe de nossos filhos... deixando a mercê das escolas de tempo integral... e quando vemos perdemos a melhor fase. É realmente muito triste.. e ela comentou que não queria isso pra vida dela. Minha prima que também teve uma filha, que já está grande e linda, mudou daqui de São Paulo justamente por isso... ela quer um lugar do qual tenha mais meio ambiente, parques... praias...
E eu concordo com elas SIM. Eu sei que pra muitos é necessário colocar o filho em uma creche... o meu, pelo menos vai pra escolinha pra saber ter convivência com outras crianças. Mas não quero perder nenhuma fase do meu filho por conta de mil e um afazeres que arranjei... ser mãe é totalmente diferente de ter um filho viu?
Sei que muitas pessoas estão divididas entre: vida familiar, vida pessoal X vida profissional. Afinal a sociedade cobra que sejamos os melhores, que estejamos sempre lindos, que tenhamos os melhores cursos... e assim vamos deixando de lado as pessoas que amamos e quando nos damos conta, já se passou muito tempo.
Mas será que realmente é culpa da sociedade, do capitalismo e do sistema, ou é culpa nossa mesmo? Um pouco de comodismo, misturado com preguiça hein? Pra que sair, visitar, ligar se podemos fazer tudo pelo facebook? Eu particularmente não gosto muito de telefone... mas daqui a pouco vamos esquecer até da voz das pessoas RS... acho que vou voltar ao hábito de usar telefone, mandar cartas, sentar na praça...
Sim, acho que um pouco é culpa da gente mesmo... sei o quanto a vida cobra, mas não adianta ela vai cobrar de qualquer forma, e temos que fazer o que achamos correto para nós...
Uma vez, logo que eu conclui minha faculdade e em seguida quis fazer outra, uma amiga de anos, desde os meus 7 anos chegou na minha casa e disse: Thaty, você mudou muito na época da faculdade, parece que esqueceu das suas amizades antigas... Na época achei que era #mimimi dela, fiquei com raiva e tudo... hoje eu vejo que eu mudei por que eu quis, não porque o trabalho e a faculdade me consumiam... e me arrependo muito de ter feito  isso!
A gente vive com se fossemos eternos, como se as outras pessoas fossem eternas... e acho que a coisa mais triste é você ver que uma pessoa foi retirada do seu convívio, não por muito trabalho ou muito estudo... mas porque Deus a levou com Ele... daí você pensa: deveria ter dito isso, deveria ter falado isso... mas daí, é tarde demais...
Bom, foi esse o meu desabafo!
Beijos a todos, fiquem com Deus!

Um comentário: